É com grande prazer que a Escola Pública de Dança da Vila das Artes apresenta Alegria Alegria, espetáculo de conclusão do segundo ano do curso Formação Básica em Dança. As apresentações acontecem na Caixa Cultural Fortaleza, no dia 10 de dezembro, às 19h, e no dia 11 de dezembro, em duas sessões, a primeira, às 18h, e a segunda, às 19h30. Os ingressos são gratuitos.

Inspirado no Tropicalismo, o espetáculo dialoga livremente com o universo poético e iconográfico que permeou e constituiu esse movimento artístico-cultural. “Ao promover a pesquisa histórica, a vivência da criação artística e a experiência cênica, o processo de criação de Alegria Alegria cumpre uma importante função pedagógica na formação dos alunos”, destaca Ernesto Gadelha, coordenador da Escola Pública de Dança da Vila das Artes.

Estabelecendo pontes entre o presente e o passado, essa montagem revela aos jovens alunos a riqueza e o impacto desse movimento tão importante quanto incontornável para a compreensão da cultura contemporânea brasileira. “Trata-se assim de um espetáculo coreográfico informado pela índole antropofágica, inclusiva e libertária que caracterizou o tropicalismo, rompendo barreiras entre o pop e o folclore, a alta cultura e a cultura de massas, a tradição e a vanguarda”, explica Gadelha.

Iniciada em outubro de 2011 e contando atualmente com cerca de 130 alunos, a Formação Básica em Dança oferece um processo formativo que compreende conteúdos técnicos, artísticos e teóricos relativos à dança cênica. De acordo com o coordenador, das manifestações já consolidadas como forma de conhecimento da dança cênica àquelas que emergem em meio à produção contemporânea, a Formação Básica em Dança investe na percepção e no fazer da dança a partir de perspectivas múltiplas. O espírito que alimenta Alegria Alegria é, em última instância, o mesmo que alimenta o projeto pedagógico proposto pela Formação Básica em Dança e que se propõe a fazer dialogar, num mesmo espaço-tempo, distintas formas de pensar e organizar o corpo no movimento dançado.

“Concebido como mais um importante passo nesse longo percurso de formação, Alegria Alegria revela-se como um momento de celebração e de culminância, uma etapa a mais de um processo que se dá no tempo e na duração”, resume Gadelha.

O espetáculo tem direção coreográfica da bailarina Andréia Pires e criação dela e ainda das bailarinas Dandara Mattos, Gizele Patrício e Silvana Marques.

Ficha técnica:

Direção coreográfica: Andréia Pires

Criação coreográfica: Andréia Pires, Dandara Mattos, Gizele Patrício e Silvana Marques

Figurino: Marina Carleial

Confecção de figurino: Fátima Matos, Francisca Maria Costa, Jefferson del Castro

Maquiagem: Diego Salvador

Desenho de luz: Fábio Oliveira

Trilha sonora: Victor Macdowell

Pesquisa de Imagem e Projeção: Paulo Victor Soares, Paulo Winz, Renata Cavalcante, Rodrigo Coelho, Suyane Albuquerque (alunos da Escola Pública de Audiovisual)

Registro Videográfico: Eudes Freitas e Tiago Nascimento

Fotografia: Anderson Damasceno e Tiago Nascimento

Design e Concepção Gráfica: Leandro Ferreiras

Confecção de objetos cênicos: mães dos alunos

Prefeito de Fortaleza: Roberto Cláudio

Secretário de Cultura: Magela Lima

Diretora da Vila das Artes: Cláudia Pires

Coordenação da Escola Pública de Dança da Vila das Artes: Ernesto Gadelha

Assistentes de Coordenação: Andria Magalhães e Marina Carleial

Professores Formação Básica em Dança: Amanda Teixeira, Gizele Patrício, Dandara Mattos, Silvana Marques, Rosa Ana Fernandes, Wanderson de Sousa

Serviço:

Alegria Alegria – espetáculo de conclusão do segundo ano do curso Formação Básica em Dança, da Escola Pública de Dança da Vila das Artes.

Quando?

Dia 10/12 (Única sessão) – 19h

Dia 11/12 (Duas sessões) – 18h e 19h30

Onde?

Caixa Cultural Fortaleza – Pessoa Anta, 287

+ Informações: 3453.2770

Ingressos gratuitos