A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos, realiza, até 19 de dezembro, no Centro Cultural Banco do Nordeste, a mostra “Percurso Poético”, ação do Programa Cidadania em Rede que reúne as linguagens artísticas de dança, teatro, artes visuais, música e capoeira.

A programação é resultante de produções artísticas que foram construídas por intermédio da relação direta das crianças e adolescentes com a sua comunidade, levando em consideração os aspectos históricos, costumes e potencialidades. Na ocasião, será aberta a exposição “Narrativas”, que apresenta uma seleção de fotografias e vídeos produzidos a partir das memórias dos moradores presentes nas conversas de calçadas.

Para Edneia Quinto, assessora especial da Secretaria de Cidadania e Direitos Humano, este é um momento de partilha das dez comunidades onde o programa Cidadania em Rede está inserido. “Entre conversas de calçada, aqui e ali, testemunhamos a existência de outra cidade construída pelas narrativas das alegrias, dores e conquistas destes personagens anônimos e aguerridos aqui retratados”, pontua.

Atualmente o programa atende 620 crianças, adolescentes e seus familiares contribuindo para a criação e o fortalecimento de redes locais de articulação comunitária através da prestação de serviços, realização de oficinas de arte e educação em direitos humanos e atendimento jurídico e psicossocial.

As 10 Unidades Formativas do Programa Cidadania em Rede estão localizadas nos bairros Bela Vista, Pio XII, Parque Rio Branco, Vila União, Conjunto Palmeiras, Maria Tomásia, Santa Filomena, Jangurussu, Caça e Pesca e Granja Portugal. Contam com uma equipe multidisciplinar composta por arte-educadores, educadores sociais, assistente social, advogado(a) e psicóloga(o). O programa Cidadania em Rede conta com o apoio da Setra, Habitafor, Etufor, Cras, STDS, SME, Coordenadoria da Igualdade Racial, Coordenadoria de Mulheres, SESC, TSI e Secretarias Regionais.

Mostra  “Percurso Poético”
Local: Centro Cultural Banco do Nordeste – Rua Conde D’eu, 560, Centro
Programação – De 17 a 19 de dezembro
9:30 – Abertura
10:00 – Visitação à Exposição Narrativas
10:30 às 11:30 – Percurso Poético
11:35 – Encerramento
(A programação acontece nos períodos manhã e tarde obedecendo o mesmo roteiro)
fortaleza