A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenadoria da Juventude de Fortaleza e Instituto CUCA, lança o III Edital Ação Jovem, iniciativa que vai premiar dez ideias criativas de jovens alunos, ex-alunos e participantes do programa Comunidade em Pauta do CUCA Barra. Cada projeto será contemplado com o prêmio de R$ 3.000 (três mil reais), a serem investidos na realização da ideia. As inscrições começam na quinta (21/11) e seguem até o dia 30 de novembro.

O lançamento do III Edital ainda tem na programação a palestra “Juventude, Empreendedorismo e Transformação por Meio da Inovação”, ministrada por Mêndel Oliveira Narciso, cofundador do Clube da Inovação e da PolivalenTI. A palestra é aberta ao público e acontece no Cineteatro do CUCA.

Quem pode participar
Para participar, o interessado ou a interessada deve fazer inscrição de sua ideia criativa no Setor de Matrículas, de terça a sexta no horário de 8 às 20 horas e aos sábados de 8 às 12 horas. Esta inscrição vale a participação na Oficina de Elaboração de Projetos, que acontece de 2 a 14/12, nos turnos da manhã, tarde e noite. É o interessado quem escolhe o melhor horário para fazer a Oficina.

A Oficina vai orientar a elaboração dos projetos a partir das ideias criativas iniciais. Nela serão detalhados os objetivos, as etapas, os orçamentos e a execução. A Oficina é ainda etapa obrigatória para os jovens que querem apresentar projetos, ficando dispensados de participar apenas aqueles que apresentarem certificado de participação em oficina idêntica, realizada no CUCA.

Após finalizados, os projetos deverão ser entregues no prazo de 17 a 18 de dezembro, das 9h às 12h e das 13h às 21h, na sala da Central de Ideias do CUCA Barra. Os jovens poderão inscrever até dois projetos, sendo que apenas um poderá ser contemplado por cada proponente.

Avaliação
Entre os dias 2 e 10 de janeiro de 2014, uma Comissão Julgadora composta por cinco pessoas analisará as ideias apresentadas a partir dos critérios de:
Criatividade – ou a capacidade de trazer abordagens inovadoras para atingir os objetivos;
Conectividade – ou o diálogo entre duas ou mais áreas de conhecimento;
Rede – ou a capacidade de envolver outros jovens ou coletivos e gerar mobilização;
Relevância – ou o potencial de gerar transformação relevante a partir de demandas sociais legítimas, preferencialmente sobre o entorno do CUCA Barra e a comunidade da Secretaria Executiva Regional I; e
Coerência – ou o equilíbrio entre objetivos pretendidos e recursos disponíveis.

No caso de empate, a Presidência do Instituto CUCA dará o voto de desempate. A divulgação do resultado da avaliação ocorrerá no dia 13 de janeiro de 2014, nas redes sociais e no portal da Rede CUCA. Do resultado, caberá recurso no prazo máximo de três dias úteis.

Após a análise dos recursos, será divulgada lista final de aprovação, contendo a convocação dos projetos selecionados para se apresentarem, até o dia 21 de janeiro de 2014, no Núcleo de Economia Criativa do CUCA. Começa então, a partir do dia 2 de fevereiro de 2014, a contar o prazo para a execução dos projetos, que segue até o dia 25 de abril de 2014.

Serviço
Lançamento do III Edital Ação Jovem

Dia 20/11 (quarta-feira), a partir das 19 horas, no Cineteatro do CUCA
Com palestra de Mêndel Oliveira Narciso – “Juventude, Empreendedorismo e Transformação por Meio da Inovação”
Link para o III Edital Ação Jovem: issuu.com/institutocuca/docs/3edital_acaojovem
CUCA Barra (Av. Pres. Castelo Branco, 6417 – Barra do Ceará)
Info.: 85 3237 4566 – ramal 204 (Núcleo de Economia Criativa)
fortaleza