O dia das crianças está se aproximando e, com ele, mais uma edição do TIC – Festival de Teatro Infantil do Ceará. De 5 a 13 de outubro a cidade de Fortaleza terá novas possibilidades de diversão e arte em família, com programação gratuita em oito equipamentos públicos da cidade. Seguindo o exemplo das edições anteriores, o TIC também vai a Sobral e neste ano estreia em Icapuí, no litoral leste.

Nos palcos e praças, atrações cearenses e internacionais em cerca de 50 apresentações, parte delas com acessibilidade para deficientes auditivos ou visuais por meio de tradução em libras e audiodescrição. Com a opção responsável de promover diversão e arte para todas as idades, o 3º TIC, além do teatro de atores, oferece outras linguagens cênicas: teatro de animação, mágica, circo, dança, contação de história e artes plásticas.

ACESSIBILIDADE: Audiodescrição, libras e braile

O TIC inova nesta edição oferecendo tradução em libras e audiodescrição em alguns espetáculos que serão apresentados em Fortaleza. Serão sessões mistas, para crianças com ou sem necessidades especiais. Serão 08 sessões com tradução em libras e 06 com audiodescrição. Programações em braile também serão distribuídas na capital em instituições voltadas a deficientes visuais.

O cuidado com a acessibilidade está também na escolha dos espetáculos, em especial os internacionais, muitos deles sem fala, possibilitando o aproveitamento de deficientes auditivos e de quem não tem o conhecimento de língua estrangeira.

Entre os destaques na programação estão o Teatro para Bebês do grupo La Casa Incierta, bolhas de sabão gigantes, os espetáculos “Esculturas de cabelo”, “A Menina dos Cabelos de Capim”, “Galinhas Gigantes”, entre outros. Algumas apresentações tem limite de público e é necessário fazer reserva.

OS LOCAIS

Em Fortaleza o TIC estará no Mercado dos Pinhões, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), Parque das Crianças, Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), CUCA Barra, Teatro Antonieta Noronha (Secultfor), Estoril e Passeio Público, além do Instituto Penal Feminino Auri Moura Costa, onde, a exemplo do Festival em 2012, haverá uma apresentação especial para os filhos das internas.

Em Sobral o TIC acontecerá no Teatro São João e em Icapuí a programação será apresentada no Centro da Juventude e Cidadania (CJC).

SERVIÇO:
3º TIC – Festival de Teatro Infantil do Ceará
Quando: Em Fortaleza (5 a 13 de outubro), Sobral (11 e 13) e Icapuí (dia 12).
Informações: (85)3048.6077, fest.teatroinfantil@gmail.com. Twitter:@inventocultural.
Facebook: TIC – Festival de Teatro Infantil do Ceará.
Site: festivaltic.com.br.
Valor: Toda a programação é gratuita.