A Vila das Artes, equipamento da Prefeitura Municipal de Fortaleza, vinculado à Secretaria de Cultura, apresenta e sedia todos os meses mostras de filmes que contemplam os mais variados gêneros cinematográficos. As sessões são gratuitas, abertas ao público e acontecem na Vila das Artes, que fica na Rua 24 de Maio, 1221, Centro. Confira a programação de filmes dessa semana.

– Cineclube CCBNB – Mostra Especial 2 Anos do Cineclube do CCBNB

Na terça-feira (24), às 17h, tem exibição de Fellini 8 1/2 (Direção: Federico Fellini | 1963) encerrando a mostra Especial 2 Anos do Cineclube do CCBNB. Sinopse: Guido (Marcello Mastroianni), um cineasta em crise de inspiração, não consegue encontrar uma ideia para o seu próximo filme. Durante uma temporada de férias, é assombrado por sonhos e recordações. Premiado com o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

– Cineclube Vila das Artes – Mostra Primeiros Cinemas

O Cineclube Vila das Artes, por sua vez, trouxe durante o mês de setembro a mostra Primeiros Cinemas e a encerra nesta quarta-feira (25), às 18h30, com Os Corruptos (Direção: Fritz Lang | 1953). Sinopse: Dave Bannion (Glenn Ford) é um detetive da polícia extremamente honesto, que fica sabendo que outro detetive cometeu suicídio. Ao conversar com Bertha Duncan (Jeanette Nolan), a viúva, Bannion fica sabendo que ele ficou muito deprimido após saber que era um doente terminal. Porém a amante do morto, Lucy Chapman (Dorothy Green), tinha outra história para contar. Ela afirma que, ao se matar, o policial deixou uma nota detalhando uma complexa trama de corrupção no departamento, que é comandada por Mike Lagana (Alexander Scourby).

– CineDesbunde – Mostra Censurar Ninguém se Atreve

Organizado pelo coletivo Provocações Culturais, o CineDesbunde traz na quinta-feira (26), às 18h, o documentário Ritmo Alucinante – ” A explosão do rock no Brasil” – HOLLYWOOD ROCK SHOW. Sinopse: “Registro do show Hollywood Rock realizado em fevereiro de 75, que reuniu mais de 40 mil pessoas no campo do Botafogo no Rio de Janeiro. É o primeiro filme do gênero no Brasil, mostrando a explosão da música jovem ao ar livre. Um depoimento sobre o rock, enquanto forma musical e fenômeno sociológico e, sobretudo, com nova proposta de comportamento”. (Guia de Filmes, 64).

– Cineclube 24 Quadros – Mostra Sombras da Noite: O Estilo Noir

Encerrando a semana e a mostra Sombras da Noite: O Estilo Noir, o Grupo 24 Quadros (formado por alunos e ex-alunos da Vila das Artes) projeta A Dama do Cine Shangai (Direção: Guilherme de Almeida Prado | 1987). Sinopse: Numa noite quente e úmida de verão, Lucas (Antônio Fagundes), um corretor de imóveis, entra num velho cinema do centro de São Paulo. Na sala escura, conhece Suzana (Maitê Proença), muito parecida com a atriz do filme policial. O encontro desencadeia uma série de acontecimentos que envolvem Lucas numa aventura cheia de intrigas e suspense. Sedutora e misteriosa, Suzana é casada com Desdino (Paulo Villaça), a primeira de muitas incógnitas que irão aparecer no caminho de Lucas, impossibilitando um relacionamento satisfatório com ela. Acusado injustamente de um assassinato, ele procura o autor do crime para livrar-se da polícia, mas as pistas o levam a Suzana e Desdino. A sessão acontece na sexta-feira (27), às 18h30.

Serviço

Mostras de filmes: Mostra Especial 2 Anos do Cineclube do CCBNB, terça-feira (24), às 17h. Mostra Primeiros Cinemas, quarta-feira (25), às 18h30. Mostra Censurar Ninguém se Atreve, quinta-feira (26), às 18h. Mostra Sombras da Noite: O Estilo Noir, sexta-feira (27), às 18h30. Entrada gratuita. Mais informações pelo 3252-1444 ou viladasartes.fortaleza.ce.gov.br